terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Arquivo: Palestra sobre Estilo Lolita no Anime Hero 29/04/12!



No dia 29 de Abril de 2012, aconteceu em Itaipava-RJ, distrito de Petrópolis, no Parque de Exposições Municipal.

Foi um evento inédito, e com o patrocínio na Prefeitura de Petrópolis, teve entrada gratuíta.

Nesse evento aconteceram várias Palestra, como a de dublagem e a de cosplay (veja a matéria sobre a Palestra de Cosplay: clique aqui!).

A palestra que ficou em arquivo, foi a palestra sobre Lolita, um dos estilos de moda urbana japonesa mais praticados no Brasil principalmente em encontros marcados pelas praticantes e em alguns eventos de cultura oriental e de anime.

O estilo Lolita que foi criado no Japão nada tem relação com o livro "Lolita", até porque suas origem são bem diferenciadas.

Um pequeno texto sobre o estilo Lolita!

Lolita (ロリィタ) é uma moda urbana e considerada uma subcultura no Japão, chamam atenção por sua excentricidade e delicadeza, o visual é parecido com o de uma boneca. As roupas são inspiradas no Rococó e Era Vitoriana principalmente, dentro do estilo há uma variedade de subestilos. É um estilo feito para mulheres, não existe uma versão masculina de Lolita. Homens que desejam usar a moda tem a opção de ser Ouji (um estilo unissex relacionado a Lolita), ou a moda gótica japonesa. Claro que há alguns homens que se vestem como as Lolitas (em Lolita são reconhecidos como Brolitas). Um dos ícones mais fomosos da moda Lolita, Mana, é um homem que usa roupas femininas. A origem do nome da moda não foi confirmada, mas pode ser um caso de wasei-eigo ( pseudo-anglicismo japonês). Enquanto para os ocidentais Lolita é sexy, a moda Lolita japonesa é totalmente o oposto. É um estilo bem modesto e a maioria das Lolitas descreve como sendo elegante e fofo, ao invés de sexy.

Texto: Hello Lace / Tradução: Suellen Cadilhe


Para falar um pouco sobre esse estilo e tirar as dúvidas da platéia foram chamadas as Lolitas: Suellen Cadilhe (estudante de Moda, praticante da moda há muitos anos), Larissa Nunes e Nina Morena (Nina Leona Puma, aqui do Anime e Tokusatsu Vídeos), a palestra foi apresentada pela Haru Hime, que também pratica veste Lolita e outros estilos urbanos japoneses.

Foram aplicados filtros de áudio, mas como o local era pequeno, a palestra precisa de atenção para ser escutada. A filmagem foi feita pela amiga Débora Chilano, do Loucosplay com a nossa câmera já que a nossa representante presente era palestrante.


Palestra sobre Lolita no Anime Hero!









Temos mais arquivos incríveis e inéditos sendo editados para serem publicados ainda essa semana! Não percam!

Curtam as páginas dos nossos parceiros no Facebook:

- Cineplaneta! Concorra a vários prêmios e entradas para cinema: Clique aqui!

- Otakus Planet! Página para que curte Anime, Mangá e Eventos: Clique aqui!

Façam suas sugestões e pedidos! Mandem um e-mail ou comentem!

Nina Leona Puma

2 comentários:

  1. amei a iniciativa das lolitas que foram ao anime hero, mas o que eu achei um enquivoco é fazerem a palestra sobre um palco que seria o central, mal dá de escuta-las e ao meu ver deveria ter acontecido numa salta tematica ou te party...até porque estaria presente apenas os interessados e pra mim quem conversa em toda palestra não presta atenção nem um 1/3 do que foi falado..
    bjs meninas e boa sorte aos próximos encontros.

    ResponderExcluir
  2. Isabel, eu fui palestrante, o evento foi em um parque, não haviam salas, infelizmente seria em um palco de shows, mas choveu e por ser no parque e a área original ter inundado foi para esse lugar mais apertado e por estar mais apertado interessados e público em geral ficaram espremidos, foi uma pena. Quem sabe o evento não nos convida novamente. Att, Nina Leona Puma

    ResponderExcluir